A História do Paraquedismo

A História do Paraquedismo

Conheça a história do paraquedismo e saiba quem foram os desbravadores que contribuiram para a criação e a evolução do paraquedismo até se tornar um esporte.

1306

Acrobatas Chineses

Acrobatas Chineses - A História do Paraquedismo
Aparecem registros de acrobatas chineses que se atiravam de muralhas e torres empunhando um dispositivo semelhante a um grande guarda-chuva que amortecia a chegada ao solo.

1306

1495

Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci escreveria em notas: "Se um dia alguém dispuser de uma peça de pano impermeabilizado, tendo os poros bem tapados com massa de amido e que tenha dez braças de lado, pode atirar-se de qualquer altura, sem danos para si". Da Vinci é considerado também o precursor como projetista de um paraquedas.

1617

Fausto Veranzio

Fausto Veranzio
O italiano Fausto Veranzio salta com um "paraquedas" da torre da catedral de Veneza, aterrando ileso diante dos espectadores.

1617

1783

Louis-Sébastien Lenormand

Paraquedas de Louis-Sébastien Lenormand
Louis-Sébastien Lenormand constrói e patenteia um paraquedas com que repetidamente executa saltos. Ele é considerado o primeiro homem que efetuou um salto de paraquedas e é também considerado o criador da palavra parachute (do grego para – "contra", e do Frances chute - "queda"). Após um salto realizado de uma arvore com a ajuda de dois guarda-chuvas modificados, Lenormand redefiniu o desenho e no 26 de dezembro de 1783 salta da torre do observatório astronômico de Montpellier em frente a uma multidão que incluía Joseph Mongolfier, usando um paraquedas de 14 pés de diâmetro com armação de madeira.

1785

Jean Pierre Blanchard

Paraquedas de Jean Pierre Blanchard
Jean Pierre Blanchard constrói e salta com um paraquedas feito de seda, sem a armação fixa que até então era utilizada para manter o velame aberto.

1785

1797

Andre-Jacques Garnerin

Paraquedas de Andre-Jacques Garnerin
Andre-Jacques Garnerin, em Paris, salta de um balão a uma altura aproximada de 2000 pés. Garnerin prossegue saltando regularmente e a ele a história deu a honra de ser considerado o primeiro paraquedista do mundo. Em 1802, em Londres, Garnerin salta a 8000 pés, um recorde para a época.

1808

Jordaki Kuparenko

Paraquedas de Jordaki Kuparenko
Pela primeira vez o paraquedas foi usado como salva-vidas quando o polonês Kuparenko o utiliza para saltar de um balão em chamas.

1808

1837

Robert Cocking

Paraquedas de Robert Cocking
Acontece o primeiro acidente fatal com um paraquedista, quando Robert Cocking falece em razão do impacto contra o solo. Cocking saltava com um paraquedas com o desenho de um cone invertido que se mostrou inadequado, não resistiu à pressão e fechou..

1887

Thomas Baldwin

Paraquedas de Thomas Baldwin
O capitão americano Thomas Baldwin inventa o equipamento que se ajusta ao corpo do paraquedista, substituindo os cestos até então utilizados. Este invento foi um novo e importante passo para o desenvolvimento do paraquedismo..

1887

1901

Charles Broadwick

Paraquedas de Charles Broadwick
Charles Broadwick inventa o paraquedas dorsal, fechado dentro de um invólucro, como os que hoje são utilizados pelos pilotos de aviões militares. O sistema de abertura do paraquedas era um cabo amarrado ao balão.

1911

Grant Norton e Albert Berry

Paraquedas de Albert Berry
Em 1911 tanto Grant Norton quanto o Capitão Albert Berry declararam ser o primeiro homem a saltar de um avião. Até hoje há discordância sobre quem foi o primeiro.Morton saltou de paraquedas de seda dobrado em seus braços que ele jogou fora quando saiu do avião. O Capitão Berry tinha um paraquedas de 36 pés embalados em uma caixa de metal embaixo da fuselagem. O paraquedas tinha uma barra de trapézio para ele segurar enquanto ele saltou e desceu até o chão.

1911

1914

Georgia Ann

Paraquedas de Georgia Ann
Em 1914, Georgia Ann "Tiny" Broadwick, filha adotiva de Charles Broadwick, efetuou o primeiro salto em queda livre, acionando o paraquedas manualmente. Foi então uma mulher que realizou o primeiro salto moderno.

1919

Leslie Irvin

Paraquedas de Leslie Irvin
Leslie Irvin executa o primeiro salto livre, abrindo o paraquedas, por ação muscular voluntária durante a queda livre.

1919

1930

Festival Russo

Os russos organizam o primeiro Festival Desportivo de Paraquedismo.

1931

Charles Astor

Paraquedista Charles Astor
Em 1931, no Aeroclube de São Paulo, Charles Astor atuou sozinho formando alunos pelo Brasil e foi sem sombra de dúvida o maior incentivador do paraquedismo no Brasil. Em 1941, no Campo dos Afonsos/RJ, aconteceu o primeiro salto coletivo na América do Sul, realizado por 12 alunos de Charles Astor.

1931

1941

Exército Alemão

Paraquedistas Alemães - Creta 1941
O exército alemão emprega o paraquedas como equipamento de guerra, lançando paraquedistas militares para conquistar a Ilha de Creta. Dai em diante o paraquedismo se desenvolve numa velocidade vertiginosa, seja quanto aos equipamentos, técnicas de salto e tipos de competição.

1991

Olav Zipser

Equipe Cyrcus Freefly
O paraquedista alemão Olav Zipser inventa o Freefly. Ele experimentou novas posições em queda livre, quando todos saltavam de barriga para baixo. Olav Zipser impressionou o mundo do paraquedismo, saltando em Vero Beach, na Flórida, de cabeça para baixo.

1991

2012

Felix Baumgartner

Salto da Estratosfera de Felix Baumgartner
Red Bull Stratos foi um projeto, realizado no dia 14 de Outubro de 2012, que envolveu o paraquedista e base jumper austríaco Felix Baumgartner e que foi patrocinado pela Red Bull. O projeto teve como objetivo quebrar vários recordes ao mesmo tempo e ajudar a contribuir em pesquisas científicas.

Recordes
  • Primeira pessoa a romper a barreira do som em queda livre (atingiu a velocidade de 373 metros por segundo = 1,24 vezes a velocidade do som);
  • O salto mais alto de todos os tempos (39.045m de altitude);
  • Maior distância vertical percorrida (36.529m);
  • O salto de paraquedas mais alto (39.045m de altitude);
  • A transmissão ao vivo de seu salto da estratosfera tornou-se o vídeo ao vivo com maior número de visualizações simultâneas: 8 milhões (pico).

Junte-se a nós!

         

SiteLock

Fale Conosco

Atendimento ao Cliente

Fixo das 9h às 20h: (15) 3263-3567
Vivo c/ WhatsApp: (11) 96403-6300

E-mail: escola@quedalivre.com.br

© 2024 Queda Livre Paraquedismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por canizares
Fale Conosco pelo WhatsApp